Uma vez que o Marketing é a forma de que uma empresa tem de se comunicar com seus consumidores, clientes, parceiros e com a sociedade em geral, é natural que existam muitas formas de desenvolver essa comunicação, tanto no que diz respeito às estratégias quanto em relação ao formato ou ao meio em que essa comunicação é desenvolvida.

A seguir, vamos ver os principais tipos de Marketing que existem e quais são as principais características de cada um deles.

- Marketing Digital:

Hoje em dia, a internet está incorporada à nossa vida de tal maneira que é quase impossível fazer qualquer coisa sem ela. Desde coisas simples, como obter o telefone da pizzaria, até coisas complexas, como realizar pesquisas de opinião pública ou desenvolver um software de gestão de projetos, quase tudo passa pela internet.

Não à toa, é cada vez mais difícil ver as pessoas desconectadas de seus celulares, com a internet ao alcance dos dedos. E se nossa vida já não é mais a mesma com a internet, o mesmo se pode dizer do processo de compra.

É muito comum…


O conceito de 4Ps do marketing foi criado pelo professor Jerome McCarthy e muito difundido por Philip Kotler. É conhecido também como o mix de marketing, e representa os 4 pilares básicos de qualquer estratégia de marketing.

Os 4 Ps do marketing são:

  • Produto
  • Preço
  • Praça
  • Promoção

Produto

A despeito do termo produto, este pilar do marketing defendido por McCarthy e Kotler aborda muito mais do que aquilo que é comercializado por determinada empresa. O conceito de produto, neste caso, engloba tudo aquilo que a empresa oferece aos clientes, como forma, design, embalagem, qualidade, garantia, assistência técnica, serviços etc.

Segundo Kotler e Armstrong, “produto é algo que pode ser oferecido a um mercado para apreciação, aquisição, uso ou consumo e para satisfazer um desejo ou uma necessidade”.

Algumas perguntas que ajudam a definir o que é o produto de determinada empresa:]

  • Que desejo ou…

Marketing é a arte de explorar, Criar e entregar valor para satisfazer as necessidades do mercado por meio de produtos ou serviços que possam interessar aos consimidores. A finalidade do marketing é criar valor e chamar a atenção do cliente, Gerando relacionamentos lucrativos para ambas as partes.

O que Marketing?

O Marketing está presente nas nossas vidas muito mais do que imaginamos. Seja em uma caminhada pelas ruas da cidade, uma busca no google, na televisão ou no rádio, Até mesmo no jornal você será impactado por alguma ação de marketing.

Segundo o norte-americano Philip Kotler: “Marketing é a ciência e a arte de explorar, criar e proporcionar valor para satisfazer neccessidades de um publico-alvo com rendibilidade.”

Dificil conceituar algo tão amplo em poucas palavras, não é mesmo? Vamos trazer então outro conceito, da American Marketing Association (AMA), Que defende que a definição de marketing está sofrendo algumas alteracões.

Segundo a AMA: “Marketing é a atividade, conjunto de instituições e processos para criar, comunicar, entregar e oferecer trocas com valor para os consumidores, clientes, parceiros e sociedade em geral.”

Mais amplo, não é mesmo? Isso mostra que o universo do marketing é vasto e comprreende não só o ato de vender seu produto ou serviço, Mas tudo diz respeito a planejamento, pesquisa e posicionamento de mercado, por exemplo. Ou seja, pode-se dizer que o marketing é como uma balança entre o que o cliente quer e os objetivos da empresa. Afinal, um bom marketing precisa gerar valor para ambas as partes: para empresa e para o consumidor.

Vale falar que marketing é uma palavra do idioma inglês, Sendo derivada de market (mercado). Por isso, O marketing é muito além de vender um produto ou serviço e engloba também outras atividades relacionadas ao mercado.

A evolução do Marketing:

É difícil encontrar a primeira ação de marketing realizada na história, já que isso, Além de ter acontecido há muito tempo, Não foi documentado.

Ele está presente na sociedade há muito tempo, mesmo que antigamente isso fosse de forma oculta. É possível que muitos comerciantes faziam marketing sem saber, já que eles definiam seus produtos, posicionando-os, Precificando-os e anunciando-os (mesmo sendo no boca a boca).

Uma das invenções que facilitou o desenvolvimento do marketing foi a prensa tipográfica de Gutenberg, de 1450, Que revolucionou a comunicação e facilitou o processo de distribuição intelectual. Este texto, inclusive, Você só está lendo graças ao Gutenberg. Antes disso, todos os anúncios, Recados e livros precisavam ser escritos e copiados à mão. Consegue imaginar?

Alguns teóricos defendem que o marketing ganhou força durante a Revolução Industrial, No final do século XVIII, Quando a produção em massa explodiu e a concorrência aumentou. O mercado competitivo, com mais de um fornecedor vendendo produtos e serviços similares, Foi o gatilho para que as empresas começassem a ir além de somente negociar. Com a concorrência ampla, Mais do que nunca era preciso posicionar, Precificar e promover o produto antes da venda.


Acredite sempre no amor.
Não fomos feitos para a solidão.
Se você está sofrendo por amor,
está com a pessoa errada ou
amando de uma forma ruim para você. Caso tenha se separado,
curta a dor, mas se abra para outro amor.
E se estiver amando, declare o seu amor. Cada vez mais, devemos exercer o
nosso direito de buscar o que queremos (sobretudo no amor).
Mas atenção: elegância e bom senso são fundamentais.
Arrisque!
O amor não é para covardes.
Quem fica a noite em casa sozinho, só terá que decidir que pizza pedir.
E o único risco será o de engordar, mas
lembre-se. “Curta muito a sua companhia.”
Casamento dá certo
para quem não é dependente.
Aprenda a viver feliz — mesmo sem homem/mulher ao lado.
Se não tiver com quem ir ao cinema,
vá com a pessoa mais fascinante:
VOCÊ!


Há momentos na vida em que sentimos tanto a falta de alguém que o que mais queremos é tirar esta pessoa de nossos sonhos e abraçá-la.

Sonhe com aquilo que você quiser. Seja o que você quer ser, porque você possui apenas uma vida e nela só se tem uma chance de fazer aquilo que se quer.

Tenha felicidade bastante para fazê-la doce. Dificuldades para fazê-la forte. Tristeza para fazê-la humana. E esperança suficiente para fazê-la feliz.

As pessoas mais felizes não têm as melhores coisas. Elas sabem fazer o melhor das oportunidades que aparecem em seus caminhos.

A felicidade aparece para aqueles que choram. Para aqueles que se machucam. Para aqueles que buscam e tentam sempre. E para aqueles que reconhecem a importância das pessoas que passam por suas vidas.

O futuro mais brilhante é baseado num passado intensamente vivido. Você só terá sucesso na vida quando perdoar os erros e as decepções do passado.

A vida é curta, mas as emoções que podemos deixar duram uma eternidade. A vida não é de se brincar, porque um belo dia se morre.

Anderson Antunes

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store